Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STF decide: Contribuição Sindical não é obrigatória

STF decidiu pela constitucionalidade da parte da reforma trabalhista que extinguiu a obrigatoriedade da contribuição sindical

Publicado por Sérgio Luiz Barroso
há 6 anos

No acórdão publicado em 29/06/2018, referente à ADI 5794/DF, o plenário do STF decidiu que "são compatíveis com a Constituição Federal (CF) os dispositivos da Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) que extinguiram a obrigatoriedade da contribuição sindical e condicionaram o seu pagamento à prévia e expressa autorização dos filiados."

Com base nesse entendimento o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria julgou improcedentes os pedidos formulados em ações diretas de inconstitucionalidade, e procedente o pedido apresentado em ação declaratória de constitucionalidade, para reconhecer a constitucionalidade do art. da Lei 13.467/2017, que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Quanto ao mérito da questão, constou na decisão que a Constituição assegura a livre associação profissional ou sindical, o que significa que ninguém é obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato [CF, art. 8º, V ], sendo que o princípio constitucional da liberdade sindical garante tanto ao trabalhador quanto ao empregador a liberdade de se associar a uma organização sindical, passando a contribuir voluntariamente com essa representação.

Ressaltou também que inexiste qualquer legislação que determine a obrigatoriedade da contribuição sindical, frisando que "não se pode admitir que o texto constitucional, de um lado, consagre a liberdade de associação, sindicalização e expressão [CF, artigos 5º, IV e XVII, e 8º, caput (6)] e, de outro, imponha uma contribuição compulsória a todos os integrantes das categorias econômicas e profissionais."

Ademais, consta na decisão que "o modelo de contribuição compulsória não estimulava a competitividade e a representatividade, levando a um verdadeiro negócio privado, bom apenas para sindicalistas". Constou ainda que a contribuição compulsória vinha gerando oferta excessiva e artificial de associações sindicais, o que não se revertia em aumento do bem-estar de nenhuma categoria, muito pleo contrário: as entidades sindicais acabavam frequentemente se engajando em atividades políticas, lançando e apoiando candidatos, deturpando o seu sentido .

Quanto ao âmbito formal foi entendido que fica dispensada a edição de lei complementar para tratar sobre matéria relativa a contribuições, bem como que não se aplica ao caso a exigência de lei específica prevista no art. 150, § 6º (2), da CF, pois a norma impugnada não disciplinou nenhum dos benefícios fiscais nele mencionados.

Assim, firmou-se o entendimento que a contribuição sindical de fato não deve ser obrigatória, conforme determinado pela reforma trabalhista (Lei 13.467/2017).

Fonte: Informativo STF

Para saber mais, acesse nosso Site de Advocacia Criminal.

Não fornecer nota fiscal é crime?

Agressor deve ressarcir o Estado pelo dano causado à vítima?

Como se defender de um crime de Estelionato?

Autores: Henrique Gabriel Barroso e Sergio Luiz Barroso

Arte: Nozor Pereira

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações111
  • Seguidores639
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1075
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-contribuicao-sindical-nao-e-obrigatoria/614172124

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)